Inspirada pelas dicas do site da L’acqua di Fiori, resolvi fazer uma série de posts sobre dicas de maquiagem, cortes e penteados para diferentes tipos de rosto.

Se você ainda não sabe o formato do seu rosto, dei uma dica de como descobrir aqui. Se ainda assim você não conseguir determinar o seu, procure pela internet ou aguarde aqui as características de cada formato nos posts seguintes.

ATENÇÃO! Como dividi em partes, me foquei apenas no contorno e iluminação de cada formato. Em alguns lugares achei dicas específicas para os olhos de cada rosto, mas não tive a sorte de encontrar isso em todos. Por isso, não se preocupem que eu vou detalhar cada passo e colocar tudo na nova página “Guia de Maquiagem”, que fica no canto superior direito.

ROSTO QUADRADO

Características: O rosto quadrado caracteriza-se pela testa, maxilar e bochechas largos e do mesmo tamanho. Pessoas com esse tipo de rosto aparentam serem mais imponentes. (Fonte: Henrique Ribeiro).

MAQUIAGEM

Seu objetivo é suavizar os traços.

Contour: Contorno | Highlight: Iluminador
Fonte: Apply Sexy Make Up.

Se você tem o rosto quadrado, ilumine o centro de sua testa, embaixo dos olhos, o topo de suas maçãs e a ponto do queixo para chamar atenção para o meio de sua face. Você também deverá contornar a linha do cabelo nas duas pontas das têmporas e nas pontas da mandíbula, conforme a figura afima.

Fonte: L’acqua di Fiori.

“Aplique o blush partindo do ponto mais proeminente das maçãs do rosto em direção as têmporas. Essa aplicação deve ser feita em forma de triângulo, a base estreita deve ser aplicada nas maçãs do rosto e se alongar em direção as têmporas de forma oblíqua.”

O blush deve ser usado para tirar a atenção das extremidades/pontas do rosto quadrado e ajudar a fazer a área parecer maior e mais oval.

Ao aplicar maquiagem nos lábios, é importante chamar atenção para o centro da boca. Você pode fazer isso usando um lápis e delineando os lábios cuidadosamente. Então, você precisa colorir o centro do seu lábio superior e fazer o mesmo no inferior. Isso irá chamar atenção para o meio, ao invés das extremidades da face.

Ao aplicar sombra nos olhos do rosto quadrado, é importante usar cores escuras nos cantos externos do olho, iluminar a pálpebra e usar um iluminador no canto interno da pálpebra móvel. Portanto, na pálpebra móvel, logo acima dos cílios, você deve usar uma sombra de cor média. Além de ser ótimo para chamar atenção para o centro do rosto, é um excelente método para dar profundidade e contorno aos olhos em um rosto quadrado. Para aumentar a efetividade da sombra, passe um delineador escuro na parte interna do olho.

Fonte: Beauty and the Bath.

Importante ressaltar: espalhe sempre bem qualquer produto que você utilizar para que a “divisão”, a mudança das cores não fique perceptível. Opte por looks que chamem atenção para os olhos, tornando a face mais feminina (capriche nos cílios!).

1. Com um pincel, ela fez uma linha na diagonal no canto do seu rosto (para deixá-lo com um formato oval), e passou um pó bronzeador. Exatamente o local indicado pela primeira figura.
2. Eu não vi essa segunda dica em nenhum lugar, mas ela fez um círculo a 3cm de sua orelha.
3. A seguir, ela marcou as têmporas. Conforme a primeira figura.
4. A seguir, ela pegou um iluminador e marcou o centro da testa,  a ponta do queixo, o nariz e a parte superior das bochechas.

A qualidade não está tão boa, mas o importante é ver onde ela passa os produtos para facilitar o entendimento.