Beauty Guide: Maquiagem para Rosto Retangular ou Longo.

Inspirada pelas dicas do site da L’acqua di Fiori, resolvi fazer uma série de posts sobre dicas de maquiagem, cortes e penteados para diferentes tipos de rosto.

Se você ainda não sabe o formato do seu rosto, dei uma dica de como descobrir aqui. Se ainda assim você não conseguir determinar o seu, procure pela internet ou aguarde aqui as características de cada formato nos posts seguintes.

ATENÇÃO! Como dividi em partes, me foquei apenas no contorno e iluminação de cada formato. Em alguns lugares achei dicas específicas para os olhos de cada rosto, mas não tive a sorte de encontrar isso em todos. Por isso, não se preocupem que eu vou detalhar cada passo e colocar tudo na nova página “Guia de Maquiagem”, que fica no canto superior direito.

ROSTO RETANGULAR OU LONGO

Características: A sua principal característica é o fato de ser mais longo, do que largos. A testa, maxilar e maçãs do rosto tê mais ou menos a mesma largura. A diferença entre o retangular e o longo é o queixo. Enquanto o primeiro tem esse formato mais “quadrado”, o segundo é mais suave.

MAQUIAGEM

O objetivo é criar a ilusão de um rosto oval. Faça-o parecer mais curto e largo,
diminuindo a largura escurecendo o topo e o final da face.

Rosto retangular.
Fonte: L’acqua di Fiori.

As áreas a serem iluminadas são: têmporas e a área acima das maçãs do rosto apenas.  Como iluminador, você pode usar um blush que é um pouco mais claro (1 tom apenas, recomenda-se) que a base que você está usando, um iluminador mesmo, corretivo ou base.

Para contornar, os dois casos têm soluções diferentes: caso o seu queixo seja mais “quadrado”, use a técnica para o formato de mesmo nome,explicada aqui. Do contrário, se o seu rosto for longo, apenas passe na ponta do queixo,  já que não há necessidade de suavizar os traços do maxilar:

“Após a base, aplique corretivo claro no maxilar inferior e nas bochechas para dar idéia de mais largo. O mesmo corretivo deve ser usado nas têmporas para “alargar” a testa”.

As duas técnicas ajudam a reduzir o comprimento da face.

Blush

Ao escolher um blush, é importante levar em consideração as cores naturais ou neutras. É preciso contornar as maçãs, mas sem exagerar ou deixar parecer artificial.  Caso faça isso, dá-se ênfase ao maxilar, o que atrapalha no objetivo de fazer o rosto parecer mais largo e mais curto.

O blush deve ser aplicado de forma mais horizontal, que vertical, como se você estivesse queimada de sol, subindo no finalzinho (faz uma curvinha no final – como na primeira imagem).

Comece pelas extremidades do rosto em direção ao nariz, parando mais ou menos na direção do ponta do globo ocular, o que equivale a mais ou menos dois dedos do nariz. Dessa forma, você não irá se aproximar muito do nariz, fazendo com que o rosto pareça mais fino do que proporcional.

Fonte: Beauty and the Bath.

One thought on “Beauty Guide: Maquiagem para Rosto Retangular ou Longo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s