Beauty Guide: Tipo de Pele x Hidratante

Todas as peles precisam de hidratação. Para obter melhores resultados, escolha o produto correto para o seu tipo de pele:

  • Pele Seca: Precisa de um hidratante pesado, à base de óleo que vai ser completamente absorvido pela pele, deixando-a macia e flexível. Óleos são mais efetivos que cremes quanto à prevenção da evaporação de água. Procure por ingredientes como uréia ou propilenoglicol, ingredientes químicos que mantém a pele hidratada.
  • Pele Normal: Nesse tipo de pele já há um equilíbrio saudável de hidratação. Hidratantes à base de água com óleos leve, como álcool acetil ou derivados de silicone, que ajudam a manter a pele saudável.
  • Oleosa e Mista: Os melhores produtos são aqueles à base d’água, sem óleo, que são produzidos com químicos sintéticos e contém muito pouco ou óleo nenhum, assim como não contém gordura animal. Se você tem a pele oleosa, use todos os hidratantes com moderação. Procure por produtos que não bloqueiam os poros. Teste hidratantes até encontrar aquele que deixe um efeito seco (mate) na pele. Ele irá diminuir o brilho e a aparência de poros largos.
  • Pele Sensível: Este tipo de pele precisa de um hidratante que não contenha perfume ou colorantes e são específicos para esse tipo de pele.
  • Pele Extra-Seca e Madura: Esse tipo de pele requer mais hidratação. Óleos nutritivos, cremes densos e balm (bálsamo) são especialmente formulados para esses tipos de pele. Esses produtos ajudam a temporariamente levantar a pele, fazendo-a parecer mais suave e reduzindo a aparência de linhas finas. Procure por hidratantes com base de petrolatum que contenham também ácido láctico ou alfa hidroxiácidos, que ajudam a previnir pele seca.
A área dos olhos necessita de um hidratante especial. A pele dessa região tem poros menores e é mais fina que o resto da pele, bem como mais sensível. É importante manter essa área o mais hidratada possível. Produtos no mercado se focam em problemas específicos. Antes de sair em busca de um, decida se você quer um creme que hidrate e prepare para o corretivo ou um creme noturno que é rico e emoliente. Cremes contra rugas e idade contém cafeína, retinol, alfa hidroxiácidos ou vitamina C. Cremes claredores contém vitamina K ou hidroquinona. Também decida se você quer dois cremes diferentes: um para noite e outro para o dia. Para evitar possíveis irritações dos olhos, procure por um creme que não contenha fragrâncias e tenha um pH parecido com os das lágrimas (cerca de 7.5).

Os lábios são geralmente a primeira área da face a encolher. Lábios secos e rachados sinalizam que você precisa beber mais água. Apesar de hidratar o corpo ser o primeiro passo para ter lábios sempre bonitos, há muitos produtos que ajudam a mantê-lo viçoso e macio.

Para uso pessoal, tenha sempre em mãos dois hidratantes faciais, um leve e um mais pesado. Nos dias em que a pele precisar de mais hidratação, utilize o produto mais leve e, em seguida, uma camada do mais pesado. Também adquira um hidratante específico para a região dos olhos, um hidratante para os lábios, hidratante para o corpo e protetor solar. Conforme sua pele for mudando em resposta ao seu estilo de vida, estação do ano ou clima, você pode encontrar o produto mais adequado.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s