Beauty Guide: Cuidados Diários V – Proteger

Agora que você já limpou, tonificou e hidratou sua pele, está na hora do passo mais importante a longo prazo: a proteção solar. Hoje, já nem se discute que o seu uso é indispensável.

Linhas, manchas e uma textura da pele desigual não são os efeitos inevitáveis do sol, mas geralmente os resultados de uma exposição ao sol. Muito exposição é o maior inimigo da pele e a melhor forma de se proteger é usar roupas apropriadas, chapéu e protetor solar.

Há três tipos de radiação que nos alcançam: raios visíveis e infravermelhos proporcionam calor e luz. Os raios ultravioletas (UV) se subdividem em: UVA, UVB e UVC.

  • Raios UVA: Tem o maior alcance a e se mantém altamente intensos todo o dia. Eles penetram a epiderme e a derme, prejudicando células novas. Os raios UVA são muito perigosos e podem causar câncer e sensibilidade.
  • Raios UVB: Tem médio alcance e, assim como o UVA , penetra na epiderme e continua até a derme. Esses raios destroem a organização das células, causando rugas e vasos sanguíneos rompidos. Sua intensidade é maior entre 10h00 e 14h00 e mais perto da linha do equador. Vidro protege a pele de raios UVB.
  • Raios UVC: Tem o menor alcance e são geralmente absorvidos pela camada de ozônio. Eles também são absorvidos pela epiderme e podem ser muito perigosos em grandes quantidades.

A exposição ao sol produz a formação de moléculas chamadas de radicais livres, que atacam células saudáveis, prejudicando e interferindo na produção de colágeno. Com a destruição de fibras de colágeno e móleculas de ácido hialurônico – ambos responsáveis por preservar o volume e elasticidade da pele – a pele perde a firmeza, resultando em rugas. O sol pode prejudicar também os olhos e o sistema imunológico. Raios UV podem prejudicar os glóbulos brancos e células langherhans, ambas essenciais para que a pele se proteja de vírus e outras doenças.

Fonte: Bobbi Brown Makeup Manual.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s