Sustentabilidade: Consumismo Consciente

Depois que meu surto com maquiagem passou (há mais ou menos 1 ano), eu resolvi que precisava parar de comprar. Olha, é legal receber pacotinhos em casa. Receberia um todo dia. Mas eu acumulei MIL coisas. Tenho uns 5 pós (sem contar o que eu uso para iluminar/dar contraste), mais de 6 blushes, 4 bases e sombra… nossa. Nem tenho coragem de contar. Já imaginaram quanto produto fica jogado, esquecido e se estraga por aí? Pois é.

Tenho certeza de que nem o planeta, nem minha economia pessoal aguentaria esse ritmo de consumo por muito tempo sem algum tipo de colapso. Certamente, naquela época, teria feito diferente se eu soubesse o que eu sei hoje. E como nunca é tarde pra mudar de atitude, resolvi mudar drasticamente: só compro se eu preciso (e eu já tenho tudo o que preciso). Claro que eu não vou virar uma ditadora e jamais me permitir um capricho (com muito cuidado, obviamente), mas eu realmente gostaria de me tornar uma adulta/consumidora equilibrada/consciente e acho que combater vícios (como o consumismo, por exemplo) é uma boa maneira de começar.

Sobre produtos essenciais, se você está começando, aqui tem um post sobre os produtos essenciais de maquiagem.

Leave a Reply

