Dicas de Beleza: Alimentando sua pele.

Como vocês podem ter notado no post anterior, eu assumi uma postura mais madura e consciente, ou seja, analiso meus hábitos e tudo aquilo que depende de mim, e vejo como isso se reflete na minha saúde e aparência. Nessa mini jornada, descobri que alimentação é TUDO. Tudo mesmo, gente. Se alimentarmos o corpo com o que ele precisa, claro que o resultado não pode não ser uma boa saúde, boa disposição, bom funcionamento do organismo e boa aparência. O que isso significa? Pele bonita, cabelos brilhantes e unhas fortes! Além daquela aparência de saúde, olhos brilhando e sorriso bonito porque… no fundo, é tudo isso mesmo que agrada nossos olhos.

O uso dos alimentos para máscara e alimentação já é conhecido e difundido há bastante tempo. Durante, esse final de semana, assisti a um episódio de “Detetives da Comida” no GNT e a dica era justamente sobre alimentos que ajudavam pele, dentes, olhos e cabelos. Aproveitei o gancho, fiz uma pesquisinha na internet e trouxe o resultado aqui. Fontes no final do post.

ALIMENTO

POR QUE?

COMO?

Abacate

Óleos essenciais e Vitaminas do complexo B

Hidratação.

Manga

Vitamina A

Manutenção e reparação celular. Antioxidante.

Amêndoa

Vitamina E

Hidratação para peles secas. Antioxidante.

Queijo Cottage

Selênio

Combinado com Vit. E, antioxidante. Protege contra câncer de pele e caspa.

Acerola

Vitamina C

Antioxidante. Protege contra danos à pele e rugas. Ajuda na produção de Colágeno.

Batata Assada

Cobre

Regeneração da pele.

Cogumelo

Riboflavina (Vitamina B)

Reparação das células.

Óleo de Semente de Linhaça

Ômega 3

1 colher de chá por dia. Dilui sebo e desentope poros.

Gérmen de Trigo

Biotina

(Vitamina B)

Saúde da pele, sua deficiência causa dermatite.

Salmão

Ômega 3

Previne a retenção de líquidos, o que evita acúmulo de gordura e a flacidez (1).

Castanha

Vitamina E e Selênio

Vasinhos (2).

Quinua

Nutrientes e Proteínas

Previne contra olheiras (3).

Soja

Isoflavonas

Evitar ressecamento e melhorar a elasticidade.

Cenoura

Ácido Lipóico. Vitaminas A, C, E

Revitalização e Bronzeamento.

Frutas Vermelhas

Cianidina e Vitamina C

Envelhecimento precoce, oleosidade e acne.

Iogurte

Probióticos

Equilíbrio intestinal que se reflete na pele.

Abacaxi

Manganês

Acne, firmeza da pele.

Uva

Vitamina C, Ferro e Potássio

Estimula Fígado e combate o envelhecimento precoce.

Castanha do Pará

Selênio

Previne e retarda o envelhecimento e endurecimento da pele.

Batata-Doce

Vitamina C

Produção de colágeno.

Ovos

Biotina

Hidratação da pele.

Tomate

Licopeno

Protege Raios UV e poluição ambiental.

Alho

Vitamina A, B, C. Aminoácidos, Ferro, Silício e Iodo

Restauração de tecidos e rugas.

Pepino

Vitamina C e Ácido Fólico

Diurético. Regeneração celular.

(1)  Assim como: queijo cottage, peito de frango, ovos, peito de peru e atum. (2)  Amêndoas e Abacate. (3)  Grãos de Soja, Feijão e Trigo.

Obviamente, não esgotei as possibilidades, mas acho que essa tabela já serve para nos guiar e inspirar. A maior vantagem da boa alimentação é que sua pele ficará mais bonita naturalmente, logo: consumirá menos produtos, economizará dinheiro (sempre um ponto positivo) e ainda produzirá menos lixo. Ou seja… só boas notícias!

Fontes e mais informações: Feed your face | Blog Brasil | Bem de Saúde | Nova | Entre Mulheres | Vila Mulher | Turma da Pele | Mundo das Tribos | Beauty Food | Centro Vegetariano.

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