The 60’s: Principais Eventos Políticos no Mundo.

Estados Unidos 


 O discurso “Eu tenho um sonho” de Martin Luther King Jr em Washington, D.C no dia 28 de Agosto de 1963.

  • 1960 –Eleição Presidencial, 1960 – O momento marcante da camapnha, foi uma série de 4 debates entre Kennedy e Nixon. Foram os primeiros debates presidenciais a serem transmitidos pela televisão.
  • 1961 – O recém-eleito a Presidente John F. Kennedy e vice presidente Lyndon B. Johnson são nomeados em 1961. Kennedy cria a Peace Corps – Agência governamental com três objetivos: dar assistência técnica, ajudar pessoas de fora dos EUA a entenderem a cultura americana e ajudar o povo americano a entender a cultura de outros países.
  • 1963 – O famoso discurso “Eu tenho um sonho” de Martin Luther King Jr em Washington, D.C no dia 28 de Agosto.
  • 1963 – Presidente Lyndon Johnson assumiu a presidência após a morte de Kennedy e pressiona para uma legislação envolvendo direitos civis.
  • 1964 – O Presidente americano Lyndon B. Johnson é eleito, derrotando o Senador americano Barry Goldwater em Novembro.
  • 1964 – Civil Rights Act of 1964 foi sancionado pelo Presidente Lyndon B. Johnson. Este marco legislativo dos Estados Unidos This landmark piece of legislation in the United States revogou a segregação social em escolas, locais públicos e em locais de trabalho.
  • 1964 – Wilderness Act sancionado pelo Presidente Lyndon B. Johnson em 3 de Setembro.
  • 1965 – Presidente americano Lyndon B. Johnson e Vice Presidente Hubert H. Humphrey assumem o governo em Janeiro.
  • 1965 – National Voting Rights Act of 1965 sancionado pelo Presidente Lyndon B. Johnson. Revogou práticas descriminatórias eleitorais que foram responsáveis pela propagação da restrição dos direitos civis de Africanos-Americanos nos Estados Unidos.
  • 1968 – Presidente americano Richard M. Nixon é eleito, derrotando o Vice Presidente Hubert H. Humphrey em Novembro.
  • 1969 – O governo de Richard Nixon é inaugurado em Janeiro de 1969; prometendo “paz com honra” para acabar com a Guerra do Vietnã.

Canadá

  • A Revolução Silenciosa em Quebec tornou a província uma sociedade mais secular. O governo liberal de Jean Lesage criou a política do Estado-Providência (État-Providence) e fomentou o crescimento do nacionalismo ativo entre os Franco-Canadenses.
  • Em 1960, a Canadian Bill of Rights se torna lei, e o sufrágio universal, direito de voto para qualquer cidadão canadense é finalmente adotado pelo governo progressivo conservador de John Diefenbaker. A nova lei permitiu que os primeiros habistante do país, os Aborígenes, votassem pela primeira vez.
  • Em 15 de Fevereiro de 1965, a nova bandeira com a folha de maple foi adotada no Canadá após muitos debates acrimoniosos conhecidos como the Great Flag Debate.

Europe

Trabalhadores da Alemanha Oriental construindo o muro de Berlim em 20 de Novembro de 1961.

China

  • As relações com os Estados Unidos permaneceram hostis durante a década de 60, embora representantes de ambos os países tenham participado de reuniões periódicas em Warsaw, Polônia (já que não havia embaixada dos EUA na China). O presidente Kennedy tinha planos de restaurar as relações entre os países, mas o seu assassinato, a Guerra do Vietnã e a Revolução Cultural impediram. Até que Richard Nixon assumisse o Governo em 1969, não houve outras oportunidade.
  • Seguindo a expulsão do Líder Soviético Nikita Khrushchev em 1964, as relações entre a China e a URSS se desenvolveram em uma relação abertamente hostil. Os chineses ficaram profundamente perturbados com a supressão da Primavera de Praga em 1968, quando os soviéticos declararam ter o direito de intervir em qualquer país que, na sua opinião, se desviassem do caminho correto do socialismo. Finalmente, em Março de 1969, ocorreram confrontos armados ao longo da fronteira em Manchuria. Isso levou os Chineses a estabelecer relações com os EUA, quando Mao Zedong decidiu que a URSS era uma ameaça muito maior.

Mexico

  • O ponto máximo dos Estudantes e protestos da Nova Esquerda em 1968 coincidiram com os levantes políticos em vários outros países. Embora esses eventos tenham surgido de causas completamente diferentes, eles foram influenciados por reportagens e imagens do que ocorria nos EUA e na França.
Oriente Médio
  • Em 1 de Setembro de 1969, a monarquia Libanesa foi derrubada e um Governo radical, anti-Israel, anti-Ocidente, liderado por Col. Muammar al-Qadaffi subiu ao poder.

No final dos anos 60, a famosa imagem do revolucionário Che Guevara se tornou um símbolo popular da revolta para muitos jovens. 

América do Sul

  • Em 1964, um golpe bem sucedido contra o Presidente brasileiro João Goulart, eleito democraticamente, iniciou a ditatura militar com mais de 20 anos de opressão.
  • O revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara viajou para a Africa e depois para a Bolívia, em sua campanha para espalhar a revolução no mundo inteiro. Ele foi capturado e executado em 1967 pelo exército Boliviano e, posteriormente, tornou-se uma figura para equerdistas ao redor do mundo.
  • Juan Velasco Alvarado assumiu o poder no Peru em 1968.

Índia

  • Na Índia, um movimento cultural e literário começou em Calcutá, Patna e outras cidades, por um grupo de pintores e escritores que se autoentitulavam Hungryalists, ou membros da Hungry generation (Geração com fome). O grupo de escritores queria mudar virtualmente tudo e foram presos, sendo processado em vários casos, por vários motivos. No fim, eles ganharam os casos. Esse movimento durou de 1961 até 1964.
Fonte: Tradução livre do Tópico “Prominent political events“.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s