Allure: Bare Minerals – Seja uma força da Beleza.

BE-LAUREN-FOUNDATION-SPREAD.jpg
'O bonito nos atrai. A beleza nos transforma. Seja uma força da beleza".

No Daily Beauty Reporter – da Allure – do dia 12/09/2011, saiu um post sobre a nova campanha da Bare Escentuals, uma marca americana de maquiagem mineral bem querida nos EUA e inclusive, na blogosfera brasileira de maquiagem.

A propaganda se chama “Seja uma força da beleza”. Essa reportagem traduz completamente o que eu penso sobre a vida e por isso, acho especial compartilhá-la. Ela acredita que a beleza pode puder o mundo. Eu realmente acho que o que importa, o que faz os casamento serem bons até as bodas de diamantes é a beleza de uma bela personalidade (alguém belo, não  bonito). Só que… isso não quer dizer que eu queira andar com o cabelo fuá, com a pele cheia de marcas vermelhas de espinhas espremidas, com um soco nos dois olhos todos os dias, sorrir sempre com os dentes amarelados e ir trabalhar com roupas que parecem pijamas. Não!

Beleza é a pele bem tratada, o cabelo bem cuidado, um ar de saúde, uma roupa que caia bem em você! Isso é a beleza. Mas também existe a beleza interna, que é o que faz a diferença no mundo! Por isso, a campanha realmente quis estimular as mulheres a serem mais belas (e não só bonitas), sendo coerentes até na hora de escolher as modelos: escolheram as modelos baseados em sua personalidade, sem vê-las! Muito sagaz!

As escolhidas foram:

E suas histórias são contadas no site da marca. Aqui tem um vídeo contando todo o processo da escolha em detalhes e mais uma reportagem irada em inglês. E abaixo, a tradução livre do pequeno post original (que você lê aqui) da Allure:

“A maioria das companhias de maquiagem não se atreveriam a dizer a uma mulher para esquecer de parecer bonita. Mas é exatamente está a idéia por trás da campanha da Bare Escentuals chamada: ‘Seja uma força da beleza’. O slogan – ‘Bonito é. Beleza faz’ – desafia mulheres a ultrapassar as aparências e fazer a diferença.

Bonito é legal, mas beleza é tudo” diz Leslie Blodgett, diretor executivo da  Bare Escentuals. ‘Beleza é 100% você, não só a aparência física. É sobre o que você faz e as escolhas que você faz.’

Para encontrar suas seis “Forças da Beleza”, Bare Escentuals conduziu um casting – escolha de modelos – cego. Eles intrevistaram 78 modelos e atrizes atrás de uma parede, fazendo perguntas sobre seus valores, crenças e sonhos – sem ver seus rostos nenhuma vez. ‘Pela primeira vez, eu estava em uma sala de escolha de elenco cheia de pessoas que queriam realmente ouvir o que eu tinha para dizer’, diz Lauren Dellolio (na foto acima), uma das modelos na campanha que também presta serviço comunitário como uma bombeira voluntária. ‘Eles não se importavam com a minha aparência,eles só queriam saber quem eu era’.

Blodgett espera que a campanha, que mostra cada linha de expressão e cada sarda, gere um debate sobre a beleza. ‘Nós vimos as primeiras fotos que voltaram da edição e elas pareciam totalmente airbrused – programa de edição de fotos’, diz Blodgett. ‘Nós ficamos, tipo: cadê aquela pessoa que nós conhecemos na sessão de fotos? Essa não é ela. Então devolvemos tudo’.

 A campanha me fez pensa sobre o significado da palavra “bonito”. Embora tal palavra seja lisonjeira e geralmente coberta de boas intenções, simplesmente não tem o mesmo oomph – gíria para ‘efeito revigorante’ – quando alguém nos diz que somos sexy, linda ou até mesmo linda. Mas, em termos de quem você é, como pessoa, mal toca a sua superfície. Quando você acorda de manhã e começa sua rotina, você está almejando parecer bonita? Ou é sobre algo mais?”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s