A importância de esfumar (blending by IVC)

No meu post de produtos mais usados, falei sobre o blending brush da ELF e eu tinha escrito umas 4 linhas sobre a importância de esfumar. ÓBVIO que eu tirei porque é o que eu sempre faço nos posts, já que eu tenho uma tendência genética a falar demais.

Todavia, fazendo uma atualização nos meus blogs favoritos, eis que me deparo com um post sobre – ADIVINHA! – esfumar, em inglês, blend, que significa misturar. A transição sombra/pele, sombra/sombra fica bem suave. Esfumar dá outro aspecto a maquiagem, é realmente incrível a diferença. Parece muito mais profissional e polished.

Como achei o post muito legal e informativo, vou traduzir abaixo (original post):

No seu post, a Cynthia diz que o principal objetivo de esfumar é “embaçar” (blur) os limites das sombras de forma que não dê para saber onde a cor começa e termina. Na maioria dos casos, a intenção é que pareça um degradê. As sombras esfumadas parecem mais naturais, principalmente em se tratando de corer vivas.

A técnica 1 que ela usa é o vulgarmente chamado de movimento vai-e-vem (como ele é cultamente chamado eu não sei). Você coloca o pincel nos limites da sombra, começando pelo canto externo, e começa a ir e voltar com o pincel. Ela acha que essa técnica, muitas vezes não é suficiente e usa uma técnica 2:

A técnica 2 consiste em fazer um movimento de redemoinho, circular. Você vai dando pequenos rodopios com o pincel a partir do canto externo do olho em direção ao outro lado. Ela afirma que essa técnica funciona bem quando você está aplicando uma cor em uma metada da pálpebra e outra cor na outra metade e você quer misturá-las.

Notem que ela usa uma sombra mais clara, parecida com seu tom de pele, isso facilita.

Ela ainda dá algumas dicas:

  • Tire o excesso de sombra do pincel antes de começar o processo.
  • É melhor começar a esfumar do canto externo porque é onde, na maioria das vezes, você quer que fique mais escuro.
  • Use uma mão leve quando esfumando, tente não fazer muita pressão. Faça como se estivesse pintando uma maçã com lápis de cor no papel (quanto mais forte você pressiona, mais desiguais as linhas parecem).
  • Esfume apenas os limites externos da sombra, não toque no resto da pálpebra.
  • Se você está usando outras cores como verde e rosa. Use o verde na pálpebra e o rosa como a sombra para esfumar e vice versa.
  • Eu diria que você deve segurar o pincel em um ângulo de 45º.
Sombras para esfumar: use uma cor próxima ao seu tom de pele. Nas fotos ela usou a cor “Naked” da Naked Palette da Urban Decay. Pincel para esfumar: escolha um pincel macio e fofo, mas não maior que o seu dedo do meio para o côncavo. Ela usou o crease blender do Too Faced Brush Kit, mas sugere o pincel E25 ou E45 da Sigma, MAC 217, Coastal Scents Synthetic Crease BrushUrban Decay Naked 2 Crease Brush.

Vendo esse post, eu ainda lembrei de um vídeo ao qual assisti no YT sobre as 10 sombras preferidas de uma guru que podem ser usadas sozinhas pelo seu efeito. Achei ÓTIMO além de amar o efeito é uma técnica prática, já que você só usa 1 sombra. Ela afirma no vídeo que as sombras com aquele acetinado são as melhores. Eu concordo! Dão mais dimensão aos olhos.
 

Leave a Reply

